Profissão Gastrônomo

blog_9

O novo ano se aproxima e muitos estudantes ainda não decidiram qual faculdade cursar. Que tal fazer um curso de gastronomia? Gastronomia engloba as técnicas utilizadas para a preparação de alimentos e bebidas, e gestão de restaurantes. O profissional de gastronomia domina os métodos de segurança alimentar, planejamento e produção de cardápios de restaurantes, cozinha internacional e nacional em hotéis, redes de lanchonetes, buffets, empresas de serviços alimentícios, companhias aéreas e até hospitais.

“Nas cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo, em 2014, aumentam os investimentos para recepcionar os turistas, o que têm contribuído para manter o mercado de trabalho em alta para os profissionais que atuam em hotéis, bares e restaurantes”, diz o professor do curso de Gastronomia do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Lourival Soares de Aquino Filho.

A maioria das vagas ainda se concentra na Região Sudeste, onde se localizam os restaurantes de alto padrão e são realizados os maiores eventos turísticos e de negócios.

Desde o primeiro ano, o curso mescla matérias práticas com teóricas. Na parte teórica, os destaques ficam para história da gastronomia, bioquímica, microbiologia e segurança dos alimentos, funcionamento de restaurantes, desenvolvimento de pessoal e higiene, entre outras. A prática é recheada de disciplinas como sobre coquetéis e drinques, panificação, sobremesas, confeitaria, cozinhas brasileira e internacional, arte em frutas e legumes, enologia, café da manhã, serviço de quarto e cozinha alternativa. O aluno passa a maior parte do tempo na cozinha aperfeiçoando habilidades como o manuseio de instrumentos e aprendendo técnicas de preparo.

Há algumas disciplinas da área de administração e marketing como custos, gestão de pessoas e empresarial e da legislação que regula o setor. O chef também elabora novas receitas e deixa a culinária ainda mais saborosa.

.

Conecte-se

Acompanhe nossas redes sociais e compartilhe.

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: